09/01/2017

Estação Ferroviária de Bom jardim - RJ

A estação de Bom Jardim foi inaugurada em 1875, localizada na ocasião no povoado de Bom jardim, município de Cantagalo, (a cidade de Bom jardim foi fundada apenas em 5 de março de 1893) pertencia inicialmente à Estrada de Ferro de Cantagalo, mais tarde absorvida pela E. F. Leopoldina.
A linha do Cantagallo cortava as cidades de Itaboraí, Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Cantagalo. Depois a linha se estendeu até Mello Barreto, na divisa com Além Paraíba, onde durante muito tempo as cargas e pessoas eram "baldeadas" de barco até a outra extremidade do rio paraíba do sul.

"No final do século XIX foi construída a ferrovia, sendo erguida uma estação de trem na então Fazenda Bom Jardim, distante da vila de São José do Ribeirão, centro comercial da região, o que trouxe progresso para as novas terras. Aos poucos, a vila de São José perdeu importância e a fazenda, por sua proximidade com a estação e pela grande produção de café, transformou-se em um centro de comércio e ponto de encontro de fazendeiros, agricultores, escravos e visitantes. O trem foi decisivo para o aumento da produção e na maior lucratividade da fazenda, e também para o surgimento, emancipação e história do município." Fonte: Portal Bom jardim










Um comentário: