01/01/2017

Conheça a Estação de Paranapiacaba




     
     A Estação de Paranapiacaba é uma estação ferroviária localizada na histórica vila de Paranapiacaba, no município paulista de Santo André. Atualmente, é a estação final da Linha Luz ↔ Paranapiacaba, do Expresso Turístico da CPTM.
      A história da vila está intimamente ligada à construção da linha e da estação ferroviária. Paranapiacaba surgiu inicialmente como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway, estrada de ferro que fazia o transporte de cargas e passageiros entre o interior, a capital e o litoral paulista, em Santos.


Assentamento de trilhos na estação de Alto da Serra (Futura Paranapiacaba). 1865 (Autor desconhecido).
        Em 1860, eram iniciadas a construção dos primeiras edificações na vila, entre elas o pátio de operações do funicular, oficinas e salas administrativas da estrada de ferro inglesa. A primeira estação de Paranapiacaba, chamada de estação do Alto da Serra, foi inaugurada pela São Paulo Railway em 1867. Até hoje temos na estação como característica principal o grande relógio fabricado pela Johnny Walker Benson, de Londres, que se destaca no meio da neblina, comum nessa região serrana.

Autor Desconhecido

          Em 1896 foi iniciada a duplicação da linha férrea, paralela à primeira, a fim de atender à forte demanda. Essa nova linha, também denominada de Serra Nova, era formada por cinco planos inclinados e cinco patamares, criando um novo funicular. Os assim chamados novos planos inclinados atravessavam onze túneis em plena rocha, enfrentando o desnível de 796 metros que se iniciava no sopé da serra. A inauguração deu-se em 28 de dezembro de 1901.
       A 15 de julho de 1945, a estação do Alto da Serra passa a se denominar estação de Paranapiacaba. Em 14 de janeiro de 1981, ocorreu um incêndio na antiga estação, destruindo-a completamente. O sistema funicular foi desativado em 1982. Entre 1994 e 2001, Paranapiacaba era atendida pelos trens metropolitanos da CPTM, que para lá iam em diferentes horários, mas não tantos quantos os que chegavam a Rio Grande da Serra diariamente.

O incêndio que destruiu a velha estação em 1981. Foto Josiaso

          Atualmente a estação é utilizada apenas como pátio de manobras para vagões de carga, o ponto de embarque e desembarque do trem Expresso Turístico é uma plataforma improvisada próximo a um dos galpões de manutenção, o local onde ficava a primeira estação que foi queimada faz parte do Museu Tecnológico Ferroviário do Funicular mantido pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.

Museu do funicular - Prédio da máquina fixa - 2005

        No Museu do Funicular, temos a exibição das máquinas fixas do quinto patamar da segunda linha e a do quarto patamar da primeira linha, que transportavam o trem por meio do sistema funicular. Há, também, a exposição de diversos objetos de uso ferroviário, fotos e fichas funcionais de muitos ex-funcionários da ferrovia.
       Em 1987, a vila de Paranapiacaba foi tombada pelo CONDEFAT e em 2000 como Tesouro Cultural Mundial pelo Wolrd Monument Fund e desde 2002, é considerada Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN. Há também um movimento para elevar a vila à Patrimônio Mundial da Humanidade, devido ao importante conjunto ferroviário, um dos melhores exemplos da tecnologia inglesa do século XIX.

Estação de Paranapiacaba. Possivelmente segunda metade dos anos 1940 (Autor desconhecido)

A estação em 1950. Acervo Lourenço Paz

A estação, no início do século XX. Cartão postal, acervo Ralph M. Giesbrecht

Foto sem informações do autor.

Névoas de Paranapiacaba, foto de Adauto Gonçalves Rodrigues (1993), Rev. Ferrovia
Trabalhadores da Estrada de Ferro.
Pátio de Manobra 1922
Casas dos operários da Vila, 1912.
Clique para visualizar maior.
Foto sem informações
Locobreque em 1987 funcionando só para turistas.

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